O Comitê Técnico de Árbitros (CTA) divulgou um vídeo com a análise de seis jogadas cruciais da última rodada da La Liga, destacando acertos e erros da arbitragem e do VAR. Dois lances do clássico entre Real Madrid e Barcelona foram os focos principais.
Lances do Clássico Real Madrid x Barcelona
No primeiro lance, o CTA revisou a jogada que resultou em pênalti para o Real Madrid, após contato de Lamine Yamal em Vinicius Jr.. A análise aponta que o árbitro interpretou o contato incorretamente no início, mas a intervenção do VAR foi considerada correta por haver um “erro manifesto e claro”.
A segunda jogada analisada envolveu a mão na bola de Eric García após um cruzamento de Jude Bellingham. O CTA considerou a decisão inicial de não marcar pênalti como incorreta. Segundo o comitê, o defensor realizou um “movimento intencionado e antinatural” para bloquear a bola, o que justifica a marcação da penalidade a favor do Real Madrid após revisão do VAR.
Outras Jogadas Analisadas
O CTA também comentou lances de outras partidas:
- Valencia x Villarreal: O comitê considerou que a decisão inicial do árbitro de não marcar pênalti em jogada com Gerard Moreno foi correta, e a intervenção do VAR para marcar a penalidade foi equivocada.
- Girona x Oviedo: A penalidade marcada após choque entre Stuani e um defensor do Oviedo foi considerada correta pelo CTA, após recomendação do VAR e revisão em campo.
O CTA busca com esses vídeos aumentar a transparência sobre as decisões de arbitragem, permitindo que torcedores e clubes entendam melhor os critérios aplicados em campo e com o auxílio do vídeo-árbitro.
Fonte: AS España
