O Fluminense busca o retorno ao G-6 do Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira contra o Ceará, no Maracanã. Após 109 dias fora da zona de classificação para a Libertadores, a equipe pode reassumir a 6ª posição em caso de vitória, ultrapassando o Botafogo na tabela.
Momento positivo como mandante impulsiona o Tricolor
A aposta do time para alcançar o objetivo é o bom retrospecto em casa. Nos últimos quatro jogos no Maracanã, o Fluminense conquistou outras tantas vitórias, apresentando seu melhor desempenho no campeonato nacional desde a chegada do técnico Zubeldía.
Desde que deixou o G-6, o Fluminense viveu um período de instabilidade na tabela, chegando à 12ª colocação. Ao fim da 17ª rodada, a equipe ocupava a 8ª posição, com 31 pontos, a seis de distância do último time na zona de classificação.
Uma vitória contra o Ceará colocaria o Flu empatado em pontos com o Botafogo. No entanto, o Tricolor levaria vantagem no número de vitórias, somando 14 triunfos contra 13 do rival.
Sequência difícil e objetivos na temporada
Após o confronto desta quarta-feira, o Fluminense terá uma agenda desafiadora na reta final do campeonato. No domingo seguinte, a equipe volta a enfrentar o Ceará, desta vez fora de casa. Em seguida, o time terá pela frente confrontos diretos contra equipes do G-4: Mirassol (casa), Cruzeiro (fora), Flamengo (casa) e Palmeiras (fora).
Além da busca por uma vaga na Libertadores via Brasileirão, o Fluminense também está vivo na Copa do Brasil. O time disputará as semifinais contra o Vasco, com jogos agendados para os dias 10 e 14 de dezembro.
Para que o time volte a figurar entre os primeiros, será preciso quebrar uma sequência negativa de mais de dois meses sem vitórias consecutivas. A última vez que o Fluminense emplacou duas ou mais vitórias seguidas foi em 19 de agosto, após triunfar sobre o América de Cali no Maracanã.
Fonte: Globo Esporte
