VAR de Racing x Flamengo: Áudio revela motivo da expulsão de Plata

Áudio do VAR de Racing x Flamengo revela motivação para expulsão de Gonzalo Plata após agressão a Marcos Rojo. Veja detalhes da jogada.

O áudio do VAR confirmou a agressão do atacante Gonzalo Plata, do Flamengo, ao defensor Marcos Rojo, do Racing, durante a semifinal da Copa Libertadores. A Conmebol divulgou o conteúdo nesta quinta-feira (30), detalhando a justificativa para a expulsão do jogador equatoriano por “conduta violenta”.

Árbitro expulsa Gonzalo Plata em Racing x Flamengo
Árbitro expulsa Gonzalo Plata em Racing x Flamengo (Foto: Luis ROBAYO / AFP)

A gravação revela a comunicação entre os árbitros de vídeo. O VAR informou ao árbitro principal, Piero Maza, que Plata acertou um golpe na região genital de Marcos Rojo. A análise apontou que, após ambos caírem no gramado, o jogador do Flamengo reagiu com um golpe de punho no adversário, caracterizando conduta violenta.

Diálogo do VAR detalha jogada

Juan Lara (VAR) explicou a situação: “Olha, esse (Plata) aqui acertou um golpe, vai ter que expulsá-lo. Foi fora da câmera, aqui, olhe, quando esse (Rojo) caiu. Conduta violenta. O número 6 vai levantar (Plata), e ele lhe acerta um golpe. Piero, temos só uma câmera de longe que mostra o Marcos Rojo levantando o jogador pela camiseta, ele (Plata) reage com um golpe”.

Advertisement

O auxiliar do VAR, Claudio Urrutia, reforçou a decisão: “O jogador do Racing tenta levantar o do Flamengo pela camisa. E o jogador do Flamengo lhe dá um golpe, com o punho, nas genitais. Para mim, conduta violenta.”

A decisão rápida do árbitro, sem necessidade de revisão no monitor, chancelou a expulsão de Plata, que não poderá participar da final da Libertadores. A divulgação do áudio visa trazer mais transparência às decisões de arbitragem em momentos cruciais de competições.

Fonte: Lance!

Advertisement