O ano de 2025 tem sido marcado por um alto número de lesões no elenco do Botafogo. Com oito jogos ainda a serem disputados, o clube já ultrapassou a quantidade total de casos clínicos registrados em toda a temporada de 2024. São 47 entradas e saídas do departamento médico até o momento.
Lesões na era SAF: Um comparativo
Este número de lesões representa o segundo maior registrado desde o início da era SAF do clube. O recorde absoluto pertence à temporada de 2022, com 78 casos. Em 2023, foram 39 lesões, e em 2024, o número subiu para 43. Em 2025, a média de lesões por jogo é atualmente de 0,75, com 47 casos em 62 partidas. Caso não haja novos incidentes, a média ao final do ano será de 0,67 lesão por jogo, considerando 70 partidas.
Elenco afetado por lesões
Atualmente, o Botafogo conta com sete jogadores entregues ao departamento médico, a maioria com previsão de retorno apenas para 2026. O zagueiro Bastos, em recuperação de uma cirurgia no joelho esquerdo, é o caso mais antigo, afastado desde fevereiro de 2025.
Além de Bastos, outros jogadores lidam com lesões: Jordan Barrera (muscular na coxa direita), Nathan Fernandes (muscular na coxa direita), Neto (recuperação de cirurgia na coxa direita), Montoro (recuperação de fratura no ombro direito), Kaio Pantaleão (recuperação de lesão no joelho esquerdo) e Matheus Martins (muscular na coxa direita).
Calendário desafiador em 2025
Em outubro de 2024, o Botafogo ainda disputava a Conmebol Libertadores e o Campeonato Brasileiro, com a adição da Copa Intercontinental devido à conquista sul-americana. Este cenário de múltiplos compromissos contribui para a exigência física do elenco ao longo da temporada.
O Botafogo volta a campo no próximo sábado, às 18h (horário de Brasília), para enfrentar o Mirassol, em partida válida pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clube ocupa atualmente a sétima posição na tabela, com 47 pontos conquistados.
Fonte: Globo Esporte
