A definição da final da Copa Libertadores entre Flamengo e Palmeiras melhorou consideravelmente a situação do Cruzeiro na briga por uma vaga na próxima edição do torneio continental. Com os cálculos atualizados pelo Departamento de Matemática da UFMG, o time mineiro pode garantir sua classificação já na 32ª rodada do Brasileirão.

Para assegurar a vaga antecipadamente, o Cruzeiro precisa vencer seus próximos dois compromissos: contra o Vitória, neste sábado (1º), às 16h, no Mineirão, e depois contra o Grêmio, na quarta-feira (5), na Arena do Grêmio.
A mudança na quantidade de vagas diretas para a Libertadores, que passou de seis para sete posições no Campeonato Brasileiro – com o sexto e o sétimo colocados disputando a pré-Libertadores –, também contribuiu para a projeção otimista. Atualmente, o Cruzeiro ocupa a terceira posição na tabela com 57 pontos.
Situação do Cruzeiro no Brasileirão
Com dez pontos de vantagem sobre o Fluminense e o Botafogo, que ocupam, respectivamente, a sexta e sétima posições, o Cruzeiro tem uma margem confortável. A distância para o oitavo colocado, Vasco, é de 15 pontos, consolidando a boa campanha da Raposa na competição nacional.

Os cálculos da UFMG indicam que o Cruzeiro tem 99,99% de chances de retornar à principal competição sul-americana em 2026. A última participação do clube na Libertadores foi em 2019.
Fonte: Lance!