Paysandu: queda precoce na Série B pode ocorrer na 35ª rodada

Paysandu pode ser rebaixado na Série B em sua campanha mais precoce caso não vença o Atlético-GO e outros resultados não colaborem. Veja.

O Paysandu corre o risco de sofrer sua queda mais precoce na história da Série B do Campeonato Brasileiro no formato de pontos corridos, que vigora desde 2006. Para adiar o rebaixamento, o time paraense precisa vencer o Atlético-GO nesta sexta-feira, dia 31, às 19h, no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia, em partida válida pela 35ª rodada.

https://www.youtube.com/watch?v=some-id-here

Além da vitória indispensável contra o Dragão, o Papão da Curuzu precisa torcer por resultados paralelos. A equipe pode garantir a permanência na competição por mais uma rodada caso a Ferroviária não pontue contra o Criciúma, ou se o Athletic não vencer o Avaí. O Paysandu soma 27 pontos e a matemática indica que a pontuação máxima que pode alcançar é 39, um patamar que pode ser superado pelos adversários nesta rodada.

Advertisement

Histórico de rebaixamentos do Paysandu na Série B

Caso o rebaixamento se confirme, será o quarto da história do clube na Série B de pontos corridos. Curiosamente, nas três quedas anteriores (2006, 2013 e 2018), o Paysandu foi rebaixado na última rodada, o que tornaria uma queda nesta 35ª rodada a mais precoce.

2006: Queda na última rodada com 44 pontos

Logo após cair da Série A, o Paysandu disputou a Série B em 2006. Após um primeiro turno razoável, o time teve um segundo turno desastroso e lutou contra o rebaixamento até a jornada final. A vitória por 4 a 1 sobre o Marília não foi suficiente, pois o CRB venceu o Remo, selando a queda bicolor.

https://www.youtube.com/watch?v=another-id-here

2013: Rebaixado na 35ª rodada, com 40 pontos

Em 2013, o Paysandu passou grande parte da competição na zona de rebaixamento, terminando o primeiro turno na 18ª posição. Apesar de ter vencido o campeão Palmeiras na 35ª rodada, empatando em pontos com o primeiro time fora do Z-4, derrotas subsequentes para Icasa e Bragantino complicaram a situação.

A combinação de resultados na última rodada, com a vitória do Atlético-GO e o empate do próprio Paysandu contra o Sport por 0 a 0, confirmou o rebaixamento para a Série C.

2018: Queda na última rodada, com 43 pontos

Após um bom primeiro turno em 2018, o Paysandu viu sua performance cair drasticamente na segunda metade da Série B. Mesmo com uma reação final, o time dependia de outros resultados para se salvar. Na rodada final, enfrentou o Atlético-GO, rival direto na briga contra o rebaixamento.

https://www.youtube.com/watch?v=third-id-here

O jogo na Curuzu foi dramático. O Paysandu saiu na frente, mas o Atlético-GO virou o placar, vencendo por 5 a 2 e decretando a queda do time paraense para a Série C de 2019. A derrota foi acentuada pelo fato de o Oeste, outro concorrente, ter tropeçado.

Para esta rodada, o Paysandu entra em campo precisando de um resultado positivo contra o Atlético-GO para seguir com chances de permanência.

Fonte: Globo Esporte

Advertisement