Ramon Abatti Abel retorna à arbitragem após polêmica na Série A

Árbitro Ramon Abatti Abel retorna após polêmica no clássico paulista. Ele atuará em jogos do Brasileirão e Copa Santa Catarina. Saiba mais.
SP - SAO PAULO - 05/10/2025 - BRASILEIRO A 2025, SAO PAULO X PALMEIRAS - O arbitro Ramon Abatti Abel durante partida entre Sao Paulo e Palmeiras no estadio Morumbi pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Ettore Chiereguini/AGIF

O árbitro Ramon Abatti Abel, afastado pela CBF após apitar o clássico entre São Paulo e Palmeiras pela Série A do Brasileirão, em 5 de outubro, foi escalado para trabalhar em partidas profissionais novamente. Neste sábado, ele atuará na arbitragem de vídeo de Mirassol x Botafogo, às 18h (de Brasília). No domingo, seu retorno oficial aos gramados ocorrerá em um jogo da Copa Santa Catarina.

Ramon Abatti Abel: “Jogador escorrega, os dois estão olhando para a bola”.
Ramon Abatti Abel durante partida entre São Paulo e Palmeiras no Morumbi.

Retorno após polêmica

O árbitro catarinense, membro do quadro da FIFA, foi afastado poucas horas após a vitória do Palmeiras por 3 a 2 contra o São Paulo, no Morumbis. De acordo com a CBF, o objetivo do afastamento era para treinamento, aprimoramento e avaliação interna, visando um posterior retorno às atividades. O clássico foi marcado por intensas reclamações do São Paulo em lances cruciais.

Escalas para os próximos jogos

No duelo entre Mirassol e Botafogo, que ocorrerá no estádio Campos Maia, Ramon Abatti Abel atuará como AVAR 2. Ele estará ao lado do árbitro Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS), dos assistentes Bruno Raphael Pires (GO) e Michael Stanislau (RS), do quarto árbitro André Luiz Skettino (MG) e Daniel Nobre Bins (RS) no comando do VAR.

Advertisement

Já no domingo, o árbitro comandará a partida entre Figueirense e Marcílio Dias, válida pela Copa Santa Catarina. O jogo acontecerá às 15h, no Orlando Scarpeli, em Florianópolis. O Departamento de Arbitragem da Federação Catarinense de Futebol (FCF) divulgou a escala, que inclui os assistentes Henrique Neu Ribeiro e Alexandre de Medeiros Lodetti, além do quarto árbitro Igor da Silva Albuquerque.

Fonte: Globo Esporte

Advertisement