Após a derrota do Fluminense para o Ceará no Castelão, o técnico Zubeldía fez uma avaliação dura sobre o desempenho da equipe. O treinador reconheceu que o time jogou mal e que a postura apresentada não pode se repetir se o clube almeja vagas em competições como a Libertadores.

“Nos superaram, foram melhores quanto à postura, duelos, situações de gol, finalizações… Nos superaram. Todos fizemos um mau trabalho e, quando se joga mal, corre o risco de perder. Não podemos nos permitir ter essa postura de hoje. Também teve a expulsão, que complica o andamento da partida, uma bola que habitualmente controlamos bem, estávamos mal posicionados. Jogamos mal, e isso dá ao rival chance de crescer. Concedemos situações fáceis, poderíamos ter competido e voltar com um ponto, mas não fizemos nada bem”, declarou o treinador em entrevista coletiva.

Desempenho fora de casa é grande desafio
Zubeldía destacou a dificuldade do Fluminense em conseguir resultados como visitante. Enquanto a equipe tem 100% de aproveitamento como mandante sob seu comando, fora de casa as vitórias ainda não aconteceram. O técnico classificou a situação como um grande desafio para o restante da temporada.
“Penso que isso é o grande desafio que temos até o fim da temporada. Existem derrotas e derrotas. Fomos ao Recife e empataram no último minuto, em Mirassol perdemos por uma jogada no final, mas hoje jogamos mal. Jogamos mal do início ao fim. Não conseguimos encontrar nosso funcionamento, ter profundidade. Hoje, o Ceará tem uma fortaleza defensiva, por isso acredito que seja uma das cinco equipes com menos gols sofridos. E por isso sabíamos que poderia ser difícil criar, construir situações, porque eles têm essa virtude, se defendem bem e saem rápido para o contra-ataque. Não conseguimos controlar tudo o que havíamos trabalhado nesses dois dias. Precisamos das trocas no intervalo, demos a eles todo o tipo de vantagem e nosso adversário aproveitou. Em termos gerais, a derrota está bem justificada e precisamos rapidamente corrigir para jogar contra o Mirassol”, explicou.

Análise sobre oscilação e próximos jogos
O treinador abordou a oscilação da equipe, especialmente em partidas fora de casa, e criticou a postura em campo, incluindo a expulsão de Ignácio. Ele ressaltou que, apesar de enfrentar adversários com boas defesas, o time cometeu erros graves que prejudicaram o resultado.
“Esse rendimento que oscila acontece com todas as equipes, salva as primeiras seis ou sete, que conseguem que custe menos. Nós temos que buscar que não custe até o final do campeonato. Reverter essa situação mantendo um bom aproveitamento em casa, temos partidas importantes. E temos que de uma ou outra maneira corrigir. Não tem desculpa de se joga um ou outro. Tenho alternativas, o elenco está bem montado. Simplesmente é uma questão de nós conseguirmos reverter esse dado como visitante. Temos que reverter. Assim como temos a virtude de ganhar em casa, fora nos está custando muito. Mas uma coisa é o que a equipe mostrou hoje. Que fizemos tudo mal, que a postura é muito ruim. Outra maneira é com Mirassol, Sport e até o Vasco, que fizemos um bom primeiro tempo, são diferentes. O resultado é praticamente o mesmo, mas a postura de hoje não podemos permitir. Muito menos quando falta tanto para reverter, que deixemos uma jogada que resulte em expulsão. São erros que nós sabemos que são graves e não podemos permitir se queremos estar entre os primeiros para classificar à Libertadores.”
O Fluminense volta a campo contra o Mirassol, enquanto o Ceará enfrentará o Sport.
Fonte: Lance!
