Mundial Sub-17: Brasil estreia buscando o pentacampeonato no Catar

A Copa do Mundo Sub-17 de 2025 começa no Catar com 48 seleções. Brasil busca o pentacampeonato em torneio que agora será anual.

A Copa do Mundo Sub-17 de 2025 começa nesta segunda-feira, 3 de novembro, com oito partidas. O torneio será realizado em Doha, no Catar, entre os dias 3 e 27 de novembro, e marca uma edição histórica com diversas novidades.

Uma das principais mudanças é a expansão do número de seleções participantes. Pela primeira vez, a competição contará com 48 equipes, um aumento significativo em relação às 24 anteriores. O Brasil está no Grupo H, ao lado de Honduras, Indonésia e Zâmbia.

A seleção brasileira é uma das maiores vencedoras do torneio, com quatro títulos conquistados em 1997, 1999, 2003 e 2019. No entanto, a Nigéria detém o recorde de mais títulos, com cinco conquistas. A atual campeã é a Alemanha, que venceu a edição de 2023.

Advertisement

Mundial Sub-17 de 2025, no Catar, com 48 seleções.
Catar sedia o Mundial Sub-17 com número recorde de participantes.

Tudo concentrado em Doha

Um diferencial desta edição é que todos os 104 jogos serão disputados na capital catariana, Doha, dentro do complexo esportivo Aspire Zone. A grande final acontecerá no Estádio Internacional Khalifa, palco de seis partidas da Copa do Mundo adulta de 2022.

O Catar será sede do Mundial Sub-17 pelas próximas cinco edições, incluindo a deste ano. O ministro do Esporte e da Juventude do Catar, sheik Hamad bin Khalifa bin Ahmed Al Thani, destacou a importância do evento para inspirar os jovens atletas.

A FIFA também anunciou mudanças significativas no formato do torneio. A partir de agora, o Mundial Sub-17 será realizado anualmente, e não mais a cada dois anos. Essa decisão visa dar mais oportunidades aos jovens talentos de competirem em cenário global.

Seleção brasileira Sub-17 em treinamento para a Copa do Mundo.

Olheiros de olho nos jovens talentos

A mudança para a realização anual do torneio, concentrando os jogos em um único local, pode impactar o mercado do futebol de base. Observadores e olheiros de clubes de todo o mundo estarão atentos aos jovens talentos que se destacarem na competição, o que pode aumentar o interesse e as movimentações no mercado de transferências.

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, expressou entusiasmo com a nova fase do torneio: “Estou ansioso para ver a próxima geração de estrelas aproveitando a oportunidade de estrear no cenário global, seguindo os passos de tantos grandes jogadores que começaram suas carreiras neste torneio”, comentou.

Dell, jogador do Brasil no Mundial Sub-17, apelidado de 'Haaland do Sertão'.
Dell, uma das apostas brasileiras para o Mundial Sub-17.

Fonte: Globo Esporte

Advertisement