O Fluminense perdeu mais uma vez fora de casa, dessa vez para o Ceará, pela 31ª rodada do Brasileirão. O time sofreu com baixo volume ofensivo e instabilidade defensiva, expondo a dependência de peças importantes como Acosta, Thiago Silva e Samuel Xavier. O técnico Zubeldía criticou a postura da equipe.


Análise da derrota do Fluminense
O resultado fez o time estacionar com 47 pontos e cair para sétimo na tabela do Brasileirão. Na próxima rodada, o adversário será o Mirassol, no Maracanã.
“Não fizemos nada bem”, avaliou Zubeldía após a derrota.
Diante de um desempenho ruim, Zubeldía não se apoiou nos desfalques para justificar a derrota. O treinador criticou a postura do time e afirmou que, independente de quem está em campo, não se pode oscilar como a equipe vem oscilando, especialmente se o objetivo é brigar por uma vaga na Libertadores.
Dependência de jogadores-chave
A verdade é que as ausências de jogadores como Acosta, Thiago Silva e Samuel Xavier desarticulou a equipe em todos os setores. Há uma grande diferença técnica quando comparados aos seus substitutos diretos, afetando a organização defensiva e a criação de jogadas.
O técnico enxergou o problema e não minimizou a situação, apontando a urgência de mitigar os efeitos dessa oscilação na reta final do Brasileirão. O Fluminense tem quatro jogos em casa, incluindo um clássico contra o Flamengo, mas também enfrenta quatro desafios fora de casa, o que se tornou seu calcanhar de Aquiles. Dos 16 jogos longe do Maracanã, o time venceu apenas três e empatou quatro.
“Não tem desculpa de se joga um ou outro. Tenho alternativas, o elenco está bem montado. Simplesmente é uma questão de nós conseguirmos reverter esse dado como visitante. Temos que reverter. Assim como temos a virtude de ganhar em casa, fora nos está custando muito. Mas uma coisa é o que a equipe mostrou hoje. Que fizemos tudo mal, que a postura é muito ruim.”
Sobre as alternativas, o elenco conta com jovens como Lezcano e Lavega, que ainda buscam seu espaço, além de Júlio Fidélis, que teve boas atuações quando acionado, mas retornou para a base.
Próximos passos do Tricolor
O Tricolor volta a campo na próxima quinta-feira (6), contra o Mirassol, em confronto direto pela vaga direta na Libertadores. Até lá, Zubeldía terá o retorno de Acosta e Bernal, que estavam suspensos, bem como de Thiago Silva e Samuel, que foram poupados. Ganso, em transição, tem o retorno cada vez mais próximo.
Números de Ceará x Fluminense
Os dados da partida mostram a superioridade do Ceará:
- Posse de bola: Ceará 56% x Fluminense 44%
 - Grandes chances: Ceará 2 x Fluminense 0
 - Finalizações (no gol): Ceará 14 (5) x Fluminense 4 (3)
 - Finalizações dentro da área: Ceará 6 x Fluminense 2
 - Passes: Ceará 464 x Fluminense 359
 - Escanteios: Ceará 4 x Fluminense 5
 - Passes em profundidade: Ceará 2 x Fluminense 0
 
Fonte: Lance!