Um dos atletas mais experientes do São Paulo, Luiz Gustavo ressaltou a necessidade de uma melhor organização do clube para o início de 2026. Antes, porém, deixou claro o foco do elenco para a reta final desta temporada: conseguir a classificação para a próxima edição da Conmebol Libertadores.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/v/J/wAr4U2SAep8hVjHxmBkg/g4y7uedw4aabnw6.jpg)
Autor do segundo gol do Tricolor na vitória por 2 a 0 sobre o Vasco, em São Januário, o meio-campista de 38 anos disse que o clube precisa resolver alguns de seus problemas para conseguir competir por títulos, que neste ano não vieram.
Foco na Libertadores e organização para 2026
– Esse restinho é isso, todo mundo se apegar nas coisas positivas e que nos restam a acreditar, de terminar o campeonato em uma boa colocação, almejar um final de ano e o ano que vem ainda mais próspero – disse o jogador, que tem contrato até 31 de dezembro e futuro ainda indefinido.
– Sabemos que tem muita coisa para organizar em geral no São Paulo e torço para que isso aconteça, para que seja um final de ano positivo, terminando onde queremos estar, e comece o ano que vem de uma forma melhor, com pontos mais corrigidos para que não precisemos passar pelas coisas que passamos neste ano.
Com problemas financeiros, o São Paulo tem convivido com repetidos atrasos nos pagamentos dos direitos de imagem dos jogadores. A diretoria diz ter um acordo informal com os atletas para poder trabalhar com um atraso de no máximo dois meses nestes vencimentos.
Em 23 de outubro, a diretoria acertou com os atletas o valor referente aos direitos de imagem de julho, mas os pagamentos referentes aos meses de agosto e setembro continuavam pendentes. Por outro lado, o São Paulo decidiu aumentar a premiação que será paga ao elenco caso a vaga na próxima edição da Libertadores seja confirmada, como uma forma de motivar ainda mais o grupo.
Busca pela Libertadores e apoio da torcida
Para Luiz Gustavo, o elenco está focado em busca desse objetivo e conta com o apoio da torcida nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro.
– Importante continuar com os pés no chão e trabalhando, sabemos que são jogos difíceis pela frente, mas temos capacidade de usar como motivação de querer terminar a temporada em colocação de jogar novamente a Libertadores.
– A torcida, com toda vontade de ver o time ganhando, vai pela emoção e às vezes esquece um pouco da razão e que estamos trabalhando, não estamos de brincadeira, estamos nos dedicando todos os dias. Sabemos que não é uma coisa espontânea, é uma coisa que vem do lado sentimental e tem que cobrar. Mas o que eu posso dizer é que não vamos nos entregar. Precisamos muito deles, nosso time com eles é muito mais forte. Eles fazem um trabalho em casa muito bem feito e somos gratos por isso – afirmou o são-paulino.
A vitória contra o Vasco fez o São Paulo se aproximar do G-7, que é o grupo que hoje define os classificados para a próxima edição da Conmebol Libertadores. O time de Hernán Crespo encerrou a 31ª rodada com 44 pontos, na oitava posição, três pontos atrás do Fluminense, hoje sétimo colocado.
Na próxima rodada, o Tricolor, que não fará mais jogos como mandante no Morumbis neste ano por causa de uma sequência de shows no estádio, vai enfrentar o Flamengo, na quarta-feira, às 21h30, na Vila Belmiro.
Fonte: Globo Esporte