O Flamengo estuda a possibilidade de realizar sua pré-temporada nos Estados Unidos em 2026, e pode haver uma novidade: uma partida oficial do Campeonato Carioca pode ser disputada em solo americano.
A Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) está avaliando a ideia de levar um jogo do Estadual de 2026 para os EUA. Caso outros clubes de grande porte também planejem suas preparações no exterior, há a chance de um clássico interestadual ser marcado no exterior.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/p/b/5nWT3tS5WouJejzzFHdw/173679993947.jpg)
Planejamento e calendário
A definição sobre a realização do jogo no exterior dependerá do planejamento dos clubes para a pré-temporada. A Ferj ainda não se pronunciou oficialmente sobre a proposta, e o Flamengo ainda não foi contatado, mas a diretoria rubro-negra vê a iniciativa com bons olhos, caso opte por realizar a preparação nos Estados Unidos.
Orlando, na Flórida, é apontada como a cidade preferencial para sediar o evento. A decisão final dependerá do tempo disponível na agenda e da avaliação da comissão técnica, após o desfecho das competições atuais.
Mudanças no calendário
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) promoveu alterações no calendário de 2026. Os estaduais ocorrerão entre 11 de janeiro e 8 de março, com um limite de 11 datas. O Campeonato Brasileiro está previsto para começar em 28 de janeiro, antes mesmo do término dos torneios regionais.
O Flamengo, como de costume, iniciaria o Campeonato Carioca com uma equipe alternativa. Caso avance em competições como a Libertadores e o Brasileirão, o time principal pode ter um calendário apertado, com a possibilidade de disputar a final da Libertadores em 17 de dezembro, caso chegue à decisão contra o PSG, e em seguida a Supercopa do Brasil em 24 de janeiro de 2026.
Fonte: Globo Esporte
