O Fluminense venceu o Mirassol por 1 a 0 no Maracanã nesta quinta-feira, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Apesar do resultado, o ataque tricolor criou diversas oportunidades de gol, mas falhou na finalização. O técnico Luís Zubeldía reconheceu as chances perdidas, mas destacou a produção ofensiva da equipe.
Análise do técnico
“É importante que o time crie chances de gol. Em termos gerais, apesar de ser uma partida para destacar contra uma equipe do G-4, hoje ganhamos bem e poderíamos ter feito mais gols. Quisemos arrematar, ser contundentes. Mas só de criar chances de gols, fico mais tranquilo. Assim como fomos mal contra o Ceará. Hoje, embora tenhamos feito só um gol, a equipe me agradou mais do que na última”, analisou Zubeldía.
Questionado sobre a dificuldade na conclusão das jogadas, o comandante apontou a necessidade de mais calma e frieza por parte dos atletas.
“Um pouco mais de tranquilidade, frieza até o fim. Há coisas que o técnico não pode explicar porque é uma tomada de decisão dos jogadores, uma conexão final, um chute. Por isso digo que há um pouco de tudo, falta de tranquilidade para tomar decisões no último terço. Às vezes se pega mal na bola…”, comentou.
Sistema tático e centroavante
Zubeldía defendeu o uso de um centroavante, citando nomes como Everaldo, Luciano e John Kennedy como peças importantes para o esquema tático da equipe, seja para fazer pivô, aguentar a pressão ou oferecer uma alternativa com características distintas.
O técnico também avaliou positivamente o sistema defensivo, ressaltando que a equipe tem obtido bons resultados em casa, não sofrendo gols no Maracanã e oferecendo poucas chances claras aos adversários. No entanto, ele admitiu a necessidade de melhorias na atuação como visitante.
“Quando falamos defensivamente, não estamos falando propriamente dos quatro defensores, do goleiro… estamos falando de uma organização na fase sem a bola. Também é preciso analisar a fase com bola. Porque ter a bola e perder a posse como aconteceu contra o Ceará nos primeiros 17 minutos te desequilibra como equipe”, explicou.
Impacto na tabela
Com a vitória, o Fluminense diminuiu a distância para o Bahia, quinto colocado no Campeonato Brasileiro, e agora está a apenas dois pontos da zona de classificação direta para a Copa Libertadores da América.
Fonte: Globo Esporte