Marcelo Fernandes critica administração do Santos desde 2020

Marcelo Fernandes critica gestão do Santos desde 2020, apontando problemas com técnicos e jogadores. Ex-auxiliar relembra títulos e rebaixamento.

Marcelo Fernandes, ex-técnico e auxiliar com longa passagem pelo Santos, criticou veementemente a gestão do clube nos últimos anos. Em entrevista exclusiva, o comandante apontou uma série de problemas administrativos que afetaram treinadores e jogadores desde 2020.

Histórico e Influência de Muricy Ramalho

Nascido em Santos e santista de coração, Marcelo Fernandes teve sua trajetória ligada ao clube desde a infância. Começou como jogador mirim e, em 1991, profissionalizou-se defendendo o Peixe. Após experiências emprestado a outros clubes, sua carreira como treinador começou a ser moldada no Náutico, onde trabalhou com Muricy Ramalho, figura de grande referência.

“Ele não foi uma referência para mim, ele é uma referência para mim. Deus me abençoou muito colocando uma pessoa dessa no meu caminho, um cara que sempre procurou ensinar. Independente de você ser bom treinador ou mau treinador, é você ter caráter, você ter honestidade e fazer as coisas direito”, declarou Fernandes sobre Muricy.

Advertisement

Ascensão e Título Inesquecível no Santos

Fernandes retornou ao Santos em 2011 como observador técnico, mas logo se tornou auxiliar de Muricy. A oportunidade como treinador principal veio em 2015, liderando uma equipe estrelada com nomes como Gabriel Barbosa, Lucas Lima, Robinho e Ricardo Oliveira. Sob seu comando, o Santos conquistou o Campeonato Paulista.

“Após a saída do Enderson Moreira, eu fiz um jogo em Ribeirão Preto como interino. Vencemos de 3 a 0 e na quarta-feira tinha Santos e Palmeiras. Eu continuei e ganhamos de 2 a 1 na Vila. Ali o Robinho e o Ricardo Oliveira perguntaram: ‘Marcelo, você não quer continuar?’ Aí foram falar com o presidente e ele me deu 12 rodadas no Paulista. Ganhamos na semifinal do São Paulo e na final contra o Palmeiras. Foi um título inesquecível”, relembrou.

Críticas à Gestão e Rebaixamento em 2023

Apesar do sucesso pontual, o período de Marcelo Fernandes no Santos também foi marcado por momentos difíceis, culminando com o rebaixamento para a Série B em 2023. O treinador afirmou que, desde 2020, todos os técnicos que passaram pelo clube enfrentaram problemas com a administração, que não cumpria promessas feitas.

“Eu posso te garantir que desde 2020 todos os treinadores que lá passaram tiveram problemas com a administração. Prometiam um monte de coisa e não cumpriam para o profissional. Eu estou aqui falando como um cara que presenciou todos os treinadores e todos os treinadores foram prejudicados. O clube não cumpria. E eu posso te garantir também que todos os treinadores e todos os jogadores deram a vida pelo Santos para tentar o melhor possível”, pontuou.

Marcelo Fernandes assumiu o Santos na 24ª rodada de 2023, com 15 jogos restantes. Conquistou 21 pontos nesse período, incluindo vitórias contra Palmeiras e Flamengo, mas o time não conseguiu evitar o rebaixamento.

Marcelo Fernandes durante entrevista, criticando a administração do Santos.
Marcelo Fernandes criticou a gestão do Santos em entrevista.

Recusa de Cargo e Acontecimentos de 2024

No final de 2023, Marcelo Fernandes recusou um convite para ser treinador principal no novo projeto do clube, optando por dar lugar a uma “oxigenada” na diretoria. Ele seguiu como auxiliar de Fábio Carille em 2024, ano em que o Santos conquistou a Série B.

Contudo, a reviravolta ocorreu na virada do ano. Apesar de ter o cargo praticamente garantido, Fernandes foi demitido juntamente com toda a comissão fixa do clube no dia 3 de janeiro, antes mesmo da contratação de qualquer jogador.

“O Santos tinha uma entrevista coletiva ao meio-dia do dia 3 de janeiro, não tinha contratado absolutamente nenhum jogador, a torcida esperando contratação nas férias e precisavam dar uma satisfação para a torcida. O que eles fizeram? Tiraram toda a comissão fixa do clube. Comissão essa, que entregou muito para o clube. Dispensaram quem deu muito a cara pra bater pelo Santos”, finalizou.

Nova Trajetória na Ponte Preta

Atualmente, Marcelo Fernandes está à frente da Ponte Preta, onde conquistou um título histórico para a Macaca. Sua trajetória de sucesso recente foi detalhada em outra entrevista ao portal.

Fonte: O Gol

Advertisement