O vice-ministro do Esporte da Arábia Saudita, Ibrahim Almoaiqel, concedeu entrevista ao jornal espanhol AS e falou sobre o projeto de futebol do país, o papel de Cristiano Ronaldo e as comparações com outros mercados. Durante um evento de investimento em Madri, o político afirmou que, apesar de CR7 ser uma lenda, o plano saudita é mais abrangente.

Ao ser questionado sobre a importância de Cristiano Ronaldo, Almoaiqel elogiou o craque, mas fez questão de ressaltar que o projeto de desenvolvimento do futebol saudita transcende a figura do jogador. “Ele é um jogador lendário e teve um grande impacto. Mas ele é parte de uma era em que muitos jogadores se uniram a nós. E, como mencionei, grandes jogadores têm seguidores e grande impacto. Cristiano é definitivamente parte disso. Mas há muito mais”, declarou.

O vice-ministro destacou a evolução da liga local, afirmando que a idade média dos jogadores estrangeiros contratados vem diminuindo anualmente. “Temos todos os fundamentos para criar uma liga forte”, acrescentou.
Almoaiqel rejeitou comparações do projeto saudita com iniciativas anteriores de mercados como China e Catar, garantindo que o plano é diferente e focado em sustentabilidade a longo prazo. “Definitivamente, na Arábia Saudita tentamos oferecer algo único. Nossa população é jovem e muito envolvida com o futebol. Queremos algo diferente e de longo prazo. Há uma visão clara para desenvolver o setor e, finalmente, para sustentá-lo”, explicou.
Plano de Transformação e Copa do Mundo 2034
Com a Copa do Mundo de 2034 como objetivo, o ministro confirmou que o investimento no futebol faz parte de um plano maior de transformação do país. Ele ressaltou o aumento expressivo na prática de esportes na Arábia Saudita, que saltou de 13% da população em 2015 para 58% atualmente. “Nosso país tem grandes ambições, seja construir um dos melhores clubes do mundo ou fazer grandes eventos como o Mundial”, concluiu.
Fonte: Lance!