A Argentina sedia o que é considerado o maior torneio de futebol do mundo: o Torneo Regional Amateur. A competição, organizada pela AFA (Associação do Futebol Argentino), iniciou neste mês de outubro e conta com a participação de 332 clubes, reunindo cerca de 13 mil atletas.

Formato e Ambição do Torneio
O Torneo Regional Amateur é a divisão mais baixa dos campeonatos organizados pela AFA, com o objetivo de promover o acesso dos clubes participantes à Torneio Federal A. A competição envolve um formato de disputa por grupos e regiões, com equipes viajando longas distâncias, algumas chegando a 4.000km.
Ao final do torneio, quatro times garantem o acesso ao Federal A, a terceira divisão do futebol argentino, com o sonho de, eventualmente, alcançar a Primera C, a quarta divisão.
História do Torneio Regional Amateur
O campeonato foi criado em 2019, a partir da fusão dos torneios Federal B e Federal C, que também eram organizados pela AFA. Antes disso, essas competições não eram mais disputadas desde 2014.
A estrutura atual divide o torneio em 91 grupos dentro de oito regiões. As chaves, compostas por três ou quatro equipes, jogam em turno e returno. Em seguida, ocorrem fases eliminatórias regionais para definir os classificados para a etapa seguinte. Serão quatro confrontos decisivos em formato de ida e volta para determinar os clubes que ascenderão à Federal A em 2026.


Brasileiros no Torneio
Um dos participantes com passagem pelo Brasil é o centroavante Matías Roskopf. Aos 27 anos, o argentino atuou no Maricá, do Rio de Janeiro, disputando o Campeonato Carioca deste ano. Ele participou de três partidas, totalizando 194 minutos em campo, mas não marcou gols.

Clubes com Histórias Marcantes
O torneio também conta com clubes de tradição no futebol argentino. O Deportivo Mandiyú, de Corrientes, teve Diego Maradona como técnico e Sergio Goycochea como goleiro. A equipe disputou a primeira divisão em 1995.
Outro clube com histórico relevante é o Desamparados de San Juan, que participou da primeira divisão nacional entre 1965 e 1985, com passagens em 1971, 1981, 1982 e 1985.

Fonte: Lance!
