O Coritiba está a um passo de retornar à elite do futebol brasileiro e pode concretizar o acesso em um local inédito: Belém. A equipe paranaense enfrenta o Paysandu neste domingo, às 20h30 (de Brasília), pela 36ª rodada da Série B, com a possibilidade de celebrar o retorno à Série A fora de casa.
Com 61 pontos e mais de 99% de chances de acesso, segundo projeções, o Coxa pode garantir a vaga com uma vitória, combinada com um tropeço de Criciúma ou Athletico. Se confirmado, será a sétima vez que o clube sobe de divisão desde os anos 90.
Acessos históricos do Coritiba
Metade dos acessos do Coritiba foram comemorados em sua casa, Curitiba. No entanto, o clube já celebrou o retorno à elite em outras regiões do Brasil:
- 1992: Região Sul, contra o Joinville.
- 2010: Região Sudeste, no Rio de Janeiro, diante do Duque de Caxias.
- 2019: Região Nordeste, em Salvador, contra o Vitória.
A logística para a partida em Belém é complexa, com um deslocamento de mais de três mil quilômetros. O torcedor Elcio Kolesky, que acompanha o clube desde 1977, expressou sua confiança e paixão:
“O Coritiba é um time de Norte a Sul do Brasil, impressionante. O que eu mais ouço é ‘a gente não sabe como o Coritiba tá na Segunda Divisão’. Pela força que o Coritiba tem, pela tradição. É inexplicável que esse time esteja na Segunda Divisão. É time, repito, de Primeira Divisão”, declarou o torcedor.
Próximos passos do Coritiba
Após o confronto em Belém, o Coritiba ainda terá mais dois jogos na Série B: contra o Athletic, em casa, e o encerramento da temporada contra o Amazonas, em Manaus.
Fonte: Globo Esporte
