O Cuiabá segue com remotas chances de retornar à Série A do Campeonato Brasileiro, a três rodadas do fim da competição. Atualmente, o time mato-grossense é o último na fila dos candidatos à quarta vaga de acesso.
Cenário matemático improvável para o acesso
Para que o Dourado sonhe com a elite, é necessário um verdadeiro milagre. O clube precisa vencer todos os jogos restantes e, simultaneamente, torcer por uma sequência improvável de tropeços dos adversários diretos na disputa. Segundo projeção do Gato Mestre, em parceria com o economista Bruno Imaizumi, o Cuiabá detém apenas 0,13% de chances de conquistar o acesso. Apesar de mínima, a possibilidade matemática mantém o clube vivo na luta, ao menos no papel.
A equipe precisa de 59 pontos para garantir o acesso. Para isso, o time não pode apenas vencer seus três jogos restantes contra Goiás, América-MG e Criciúma, mas também depender de uma combinação complexa de resultados.
Combinações necessárias para o acesso
- O Athletico-PR deve somar no máximo dois pontos nas rodadas finais.
- O Novorizontino pode acumular no máximo três pontos.
- O Goiás precisa obter no máximo dois pontos.
- O Criciúma tem a permissão de somar no máximo quatro pontos.
Além disso, o Cuiabá precisa torcer contra rivais como CRB, Avaí e Atlético-GO. Para o acesso ser matematicamente possível, o CRB teria que vencer apenas um dos três jogos restantes. Já Avaí e Atlético-GO precisariam deixar de vencer pelo menos uma partida cada.
A derrota para o Amazonas na última rodada deixou o Cuiabá na 11ª colocação com 50 pontos. A equipe volta a campo contra o Goiás, na Arena Pantanal, buscando uma reação que, no momento, parece distante.
Técnico reconhece dificuldade
Após a partida, o técnico Eduardo Barros admitiu a dificuldade e reconheceu que o sonho do acesso à Série A está praticamente extinto. A equipe tem lutado para manter a consistência ao longo da competição, e o treinador já expressou a visão de que o objetivo principal se tornou inviável.
A combinação de fatores e a reta final da competição tornam a meta de acesso uma tarefa hercúlea para o Cuiabá. A esperança, agora, reside em uma improvável sequência de resultados.
Fonte: Globo Esporte
