Dorival Júnior expressou satisfação com o momento atual do Corinthians, destacando um elenco mais completo e menos afetado por lesões. Em entrevista coletiva após a vitória por 2 a 0 contra o Grêmio, o treinador celebrou a disponibilidade quase total dos jogadores, um feito inédito desde sua chegada.
Ausências pontuais e elenco à disposição
As únicas ausências significativas foram por suspensão, como no caso de José Martínez, Raniele e Breno Bidon. Jogadores como Vitinho e André continuam em recuperação de lesões.
“É um dado importante que eu não havia tido desde a minha chegada, o elenco todo à disposição. Isso é muito em razão do trabalho dos departamentos médico e físico do clube, que vêm nos proporcionando essa possibilidade. Eu fico feliz, porque eu vinha falando que os resultados não condiziam com o que a equipe vinha apresentando. A posição na tabela nos incomodava, porque havíamos feito bons jogos aqui, dentro e fora de casa”, destacou Dorival Júnior.
Crescimento da equipe e solidez defensiva
O treinador ressaltou a melhora no desempenho da equipe, que se reflete em uma maior solidez defensiva. O Corinthians completou 34 jogos sob o comando de Dorival, com metade deles sem sofrer gols. Ele também mencionou a dificuldade em manter uma escalação fixa, mas valorizou a entrega dos jogadores e o novo posicionamento tático, que resulta em uma equipe mais tranquila e equilibrada.
“Mais uma vez passamos uma partida sem tomarmos gol. São 34 partidas (com Dorival) e em metade delas não sofrermos gols. Isso é um fato importante. Em momento nenhum eu consegui repetir a escalação de uma partida pra a outra a equipe. Fico feliz com o crescimento que a gente vem tendo, não só os três jogadores da frente, mas a grande maioria. Aqueles que não vêm atuando se entregando nos treinamento e brigando por posições. Eu valorizo muito o que o grupo vem nos entregando, nosso posicionamento é um pouco diferente do que vínhamos fazendo há um tempo. Para mim, incomodava demais. Hoje vejo uma equipe mais tranquila e equilibrada.”
Memphis Depay e a função de pivô
O atacante Memphis Depay, autor do segundo gol de pênalti, recebeu elogios de Dorival. O técnico acredita que o jogador holandês possui uma leitura de jogo interessante e pode ser ainda mais aproveitado, especialmente atuando como pivô.
“Memphis tem uma forma de interpretar o jogo que é muito interessante e que parte da marcação. Ele é um cara que fecha muitos espaços, mesmo que não seja combate agressivo. Ele ataca no momento certo e isso daí dificulta as saídas adversárias, que tem que usar os lados do campo, o que para nós tem uma importância muito grande. Sem bola, executa uma função muito interessante. Essa percepção é muito dele. Ele tem leitura muito interessante. É um jogador que nos entrega coisas muito positivas ao longo de 90 minutos. Com ou sem bola.”
“Ele joga muito com aproximação. É um detalhe que temos de melhorar. Temos de usá-lo mais como pivô para que possamos ter aproximação em cima. Mesmo que esteja marcado, ele gosta de receber. Nós temos que aproveitar um pouco mais. Se apresenta essa possibilidade, temos que tentar entender e, durante os 90 minutos, usarmos um pouco mais, que é um fator muito positivo do atleta.”
Objetivos e mira na Conmebol Libertadores
Com a equipe na nona posição do Brasileirão, Dorival demonstra ambição em buscar objetivos maiores, como uma vaga na fase preliminar da Conmebol Libertadores.
“Não tínhamos abordado essa situação de olharmos à frente porque era uma situação que incomodava. Nos fazia ter uma preocupação grande em razão do que vinha acontecendo, com os resultados não aparecendo. E não acompanhavam aquilo que a equipe fazia em campo. É uma realidade que passamos. Agora é um pouco diferente, mas não temos que mudar nada, alterar nada, temos que continuar o nosso comportamento. Hoje, nossos melhores momentos foram quando saímos trabalhando bola. Pouco sofremos em razão de estar bem posicionados. Quando queríamos acelerar demais, tínhamos dificuldades, porque a transição do Grêmio era muito forte.”
Hugo Souza e a resiliência
O goleiro Hugo Souza foi mencionado pelo treinador, que destacou sua resiliência e vontade de jogar mesmo com dores. Dorival ressaltou a evolução rápida do jogador e a confiança que ele passou para estar em campo.
Desempenho fora de casa e elenco jovem
Dorival Júnior analisou o desempenho do Corinthians fora de casa, reconhecendo as dificuldades e as surpresas do campeonato. Ele também celebrou a presença de jogadores da base, ressaltando a evolução e a confiança que eles vêm demonstrando, com quatro atletas formados no clube em campo na partida contra o Grêmio.
“Nós não temos ainda um Norte, estamos no aguardo, na expectativa. O presidente nos garantiu teríamos a situação solucionada. Começamos a programar o ano seguinte. Logicamente que com limitações, podemos atacar determinadas situações, não outras, principalmente contratações. Os garotos estão sendo preparados. Estou muito contente com a evolução com cada um deles, melhorando e nos passando confiança de que podemos tê-los em campo. Eu gostaria de estar com mais meninos, tendo tempo maior com eles em campo. Ainda não foi possível. Nossa situação ainda era muito complicada até a última semana, que conseguimos pontos importantes. Estamos trabalhando com muita dedicação e intensidade, gerando oportunidades, acreditando nesses garotos. Hoje, finalizamos a partida com quatro jogadores das categorias de base. É um número muito importante para alguns jogadores que estavam bem desacreditados.”
Fonte: Globo Esporte