A Federação Paulista de Futebol (FPF) derrubou nesta quarta-feira a proibição de entrada das torcidas organizadas do Corinthians nos jogos em São Paulo. A decisão, acatada com base em recomendação do Ministério Público, autoriza o retorno de faixas, bandeiras e instrumentos musicais das seis principais organizadas do Timão.
A portaria publicada no início da noite de quarta-feira oficializou a revogação da Portaria FPF nº 093/2025. As torcidas liberadas são: “GAVIÕES DA FIEL”, “CAMISA 12”, “FIEL MACABRA”, “PAVILHÃO 9”, “ESTOPIM DA FIEL” e “CORINGÃO CHOPP”, todas vinculadas ao Sport Club Corinthians Paulista.
Retorno após punição
Os torcedores corintianos estavam impedidos de acessar os estádios paulistas com adereços das organizadas desde o início de abril. A punição foi aplicada devido ao uso de rojões e sinalizadores na final do Campeonato Paulista, ocorrida em Itaquera no dia 27 de março.
Após meses de negociação, representantes das organizadas se reuniram com membros do Ministério Público e do 2º Batalhão de Choque da Polícia Militar, assinando um Termo de Ajustamento de Conduta. Essa ação foi crucial para a liberação.
Torcida do Corinthians na final contra o Palmeiras — Foto: Marcos Ribolli
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/4/X/q9jpJcQ4CW6vZ0OtvYuQ/rib8169.jpg)
Próximo jogo com torcida liberada
Com a portaria da FPF em vigor, as organizadas do Timão já estarão liberadas para o próximo jogo em casa. O retorno oficial será no domingo, contra o Grêmio, em partida válida pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A medida representa um alívio para a torcida alvinegra, que poderá voltar a apoiar o time com os seus tradicionais instrumentos e faixas.
Fonte: Globo Esporte
