A partida contra o Coritiba, válida pela 36ª rodada da Série B do Brasileiro, será um mero cumprimento de tabela para o Paysandu. Contudo, o momento será marcante por um fato que não ocorria há 15 anos: o time bicolor será comandado por um técnico paraense.
Caberá a Ignácio Neto, de 39 anos, natural de Belém, a missão de assumir a função de treinador do Papão nas últimas três rodadas da Segundona. A decisão foi tomada pela nova coordenação de futebol do clube e representa a primeira vez, após 40 mudanças de técnicos, que um profissional do Pará estará no comando da equipe.
Histórico de técnicos no Paysandu
O último paraense a treinar o Paysandu foi Charles Guerreiro, em 2010, ano em que o clube conquistou o Campeonato Paraense. O último jogo de Guerreiro, porém, é lembrado com amargura pelo torcedor, devido à derrota para o Salgueiro, em plena Curuzu, no jogo que selou o acesso do time do Salgueiro para a Série B.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/U/j/QlyLfZSqON2QHnaOy4Mw/54732264128-cc816eee51-k.jpg)
Na temporada de 2010, Charles Guerreiro comandou o Paysandu em 34 jogos, com 14 vitórias, 11 empates e nove derrotas.
Desde então, o clube passou por 40 trocas de técnicos, com 27 profissionais diferentes assumindo o comando. Nomes como Márcio Fernandes e Dado Cavalcanti dirigiram a equipe em três oportunidades, seguidos por Hélio dos Anjos, João Brigatti, Marquinho Santos, Mazola Júnior e Gilvanildo Oliveira, com duas passagens cada.
Os ex-auxiliares Wilton Bezerra, Leandro Niehues e Ailton Costa também atuaram de forma interina em dois momentos distintos. Agora, Ignácio Neto assume o clube em um período crucial, logo após o rebaixamento para a Série C.
Próximos desafios de Ignácio Neto
Além do Coritiba, Ignácio Neto comandará o Paysandu nas partidas contra o Amazonas, em Belém, e no último compromisso da equipe na segunda divisão deste ano, contra o Athletic, fora de casa.
Fonte: Globo Esporte
