O Nacional-URU apresentou oficialmente o brasileiro Jadson Viera como seu novo técnico. O profissional de 44 anos chega para substituir Pablo Peirano, que foi demitido. O contrato firmado é válido até dezembro de 2027.
Viera estava no Boston River desde a temporada passada. Gaúcho de Santana do Livramento, o ex-zagueiro construiu boa parte de sua carreira como atleta no Uruguai, onde atuou pelo Danubio e pelo próprio Nacional. Teve uma breve passagem pelo futebol brasileiro no Vasco entre 2010 e 2011.
Trajetória como auxiliar e início como treinador
Após encerrar a carreira de jogador em 2017, Jadson Viera iniciou sua trajetória como auxiliar técnico, trabalhando com Alexander Medina no Nacional e no Talleres, além de ter passado pelo Internacional em 2022. Posteriormente, seguiu com Medina no Vélez Sarsfield.
Em 2024, Viera assumiu o comando técnico do Boston River, realizando uma boa campanha no Campeonato Uruguaio e classificando a equipe para a fase prévia da Copa Libertadores de 2025. A equipe foi eliminada pelo Bahia.
Motivação para assumir o Nacional
Na apresentação, Jadson Viera expressou sua satisfação e ambição com o novo desafio. “Estou no Nacional, tenho tudo para ganhar. Nacional é isso. Poderia ter deixado passar, mas ontem (segunda-feira) à noite, quando tive a possibilidade, já decidi. Agradeço ao Boston River por tudo que me deu, porque me abriu as portas”, declarou.
O técnico chega ao Nacional em um momento competitivo do Campeonato Uruguaio. O clube está na briga pelo título, com o Peñarol liderando. Viera deixou o Boston River na quarta colocação do torneio Clausura, com 24 pontos, apenas um ponto atrás de seu novo clube, o Nacional, que ocupa a vice-liderança.
Fonte: Globo Esporte