Sem Léo Ortiz, que sente dores no tornozelo direito, o técnico Filipe Luís optou por dar minutos a João Victor, zagueiro de 18 anos, na vitória do Flamengo por 3 a 0 sobre o Sport, no Maracanã. Esta foi a primeira vez do jovem em campo pelo time profissional em cinco meses.
João Victor ganha oportunidade na zaga
O zagueiro, que recentemente disputou o Mundial Sub-20 com a seleção brasileira, é uma das promessas da Gávea. Ele soma seis jogos pelo time principal do Flamengo em 2025 e está integrado à equipe desde a pré-temporada. Frequentemente, o jovem retorna à base para reforçar o time sub-20, mas mantém a rotina de treinos com o grupo principal.
A última vez de João Victor em campo sob o comando de Filipe Luís havia sido na terceira fase da Copa do Brasil, atuando em duas partidas contra o Botafogo-PB em maio. Após ser relacionado para 24 jogos, ele voltou a atuar contra o Sport.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/v/A/XG9K5VRi6rZX9H4uZboA/54895770810-d7c33c246f-o.jpg)
Filipe Luís elogia o jovem zagueiro
O zagueiro entrou na partida contra o Sport quando o Flamengo já vencia por 3 a 0. Nos 20 minutos em que esteve em campo, João Victor teve bom desempenho, acertando todos os passes que tentou, mesmo com a equipe tendo perdido Evertton Araújo expulso e o Sport aumentando a presença no ataque.
Filipe Luís destacou a qualidade e o empenho do jovem:
“Todo mundo sabe da qualidade e do carinho que tenho pelo futebol dele. Para mim é performance, o que eu vejo durante a semana. E o João não diminui um segundo. Então optei por dar minutos para ele. Estamos com o Ortiz com problema no tornozelo e fez um sacrifício muito grande. Que ele tenha minutos e se sinta jogador profissional e participante do que está acontecendo em campo. A qualquer momento, podemos precisar e ele vai ser o jogador da sequência pela performance dele no dia a dia”, elogiou o técnico.
Promessa de futuras oportunidades
João Victor estreou pelo profissional aos 17 anos, em dezembro de 2024, contra o Criciúma. Nascido em 2007, ele foi o primeiro de sua geração a estrear pelo time principal e também o único de sua idade a ser titular na final do Mundial Sub-20, conquistado pelo clube. Sua ascensão ocorreu quando Filipe Luís foi promovido.
Em 2025, ele retornou à base para conquistar o bicampeonato mundial contra o Barcelona. O zagueiro chegou ao Flamengo em 2018 e tem contrato até o fim de 2029, com multa rescisória de 70 milhões de euros (R$ 436 milhões).
Fonte: Globo Esporte