Em participação no podcast “Mind the Game”, apresentado por LeBron James e JJ Redick, Stephen Curry foi o convidado especial e gerou uma declaração marcante do anfitrião. LeBron James definiu o impacto de Curry na NBA como revolucionário, utilizando a expressão “você arruinou o jogo” para enaltecer sua influência.
A fala, que pode soar como crítica, foi na verdade um grande elogio. LeBron explicou que a forma como Curry mudou a percepção e o uso do arremesso de três pontos transformou o basquete em todos os níveis, desde as quadras amadoras até a liga profissional.
Curry redefiniu o basquete moderno
LeBron James destacou que Stephen Curry transcendeu uma geração, mudando a mentalidade dos jogadores e das equipes sobre a eficácia dos arremessos de longa distância. Curry, por sua vez, lembrou de declarações passadas de seu ex-técnico, Mark Jackson, que já apontava essa influência.
“Quando Mark Jackson voltou a transmitir depois que ele nos treinou, ele disse isso na transmissão e foi tirado de contexto. Ele disse: ‘Ele está arruinando o jogo. Eu ando pelas quadras do ensino médio agora e… Eles só fazem arremessos de 3 agora'”, relembrou Curry.

A influência do arremesso de três pontos
JJ Redick, ele próprio um dos maiores arremessadores da história, concordou com a avaliação, afirmando que Curry foi o pioneiro em tornar o arremesso de três pontos uma arma de alto volume e eficiência. Essa abordagem foi rapidamente replicada por toda a liga.
“Você foi o primeiro”, disse Redick a Curry. “Acho que foi o primeiro ano do Stevie Kerr (técnico dos Warriors), que você pulou para 200 tentativas de bolas de 3… E a Liga te acompanhou. O Dame (Lillard), o Klay (Thompson)… e agora é como se não fosse incomum ter 3 ou 4 caras no elenco fazendo centenas de arremessos.”
Curry revelou que essa mudança estratégica foi incentivada pela própria diretoria do Golden State Warriors, que identificou o valor analítico em seus arremessos.

Curry e LeBron James inspiram nova geração
O ex-gerente geral dos Warriors, Bob Myers, foi um dos primeiros a sugerir que Curry aumentasse seu volume de arremessos de três.
“O Bob Myers (ex-GM) foi o primeiro que me disse: ‘Você deveria fazer 15 arremessos [de 3] por jogo’. E eu tipo: ‘Espera, o quê?’ Você sabe como é difícil conseguir 12 boas chances de arremessos? Mas ele é um daqueles que diz: ‘Por que não? A matemática diz que 15 arremessos de 3 para você é ótimo'”, contou Curry. A nova geração da NBA é profundamente inspirada por esses dois ícones do basquete.
Fonte: Lance!
