Pablo Felipe iguala feito do pai Pena e briga pela artilharia em Portugal

Pablo Felipe, filho do ex-atacante Pena, é um dos artilheiros do Campeonato Português e busca feito raro da família. Saiba mais!

O atacante luso-brasileiro Pablo Felipe, do Gil Vicente, vive grande momento no Campeonato Português. Atualmente, ele divide a artilharia da competição com Vangelis Pavlidis, do Benfica. Caso mantenha a liderança até o fim do campeonato, o jogador pode igualar o feito do pai, o ex-centroavante Pena, alcançando uma marca rara no futebol.

Pablo Felipe teve passagem pela base do Fluminense, em Xerém, mas concluiu sua formação e iniciou a carreira profissional no Famalicão. Chegou ao Gil Vicente em 2024 e, em sua primeira temporada, marcou 5 gols em 23 partidas.

Na atual temporada, o atacante se destaca com uma média de 0,80 gol por jogo, somando 8 tentos em 11 partidas. Seu clube, o Gil Vicente, ocupa a quarta posição na tabela, atrás apenas de Porto, Sporting e Benfica, os três gigantes do futebol português.

Advertisement

Pena: Referência e Artilheiro Histórico

A veia artilheira corre nas veias de Pablo Felipe. Ele é filho de Pena, ex-centroavante que brilhou com passagens por clubes como Ceará, Palmeiras e Botafogo, e teve notável trajetória no futebol português, especialmente pelo Porto.

Na temporada 2000/01, Pena balançou as redes 29 vezes em 44 jogos, sendo 22 gols na Liga Portuguesa, o que lhe rendeu o título de artilheiro da competição. Além do Porto, Pena também atuou por Braga e Marítimo.

“Eu procuro sempre seguir o meu caminho, fazendo a minha própria trajetória. O meu pai é a minha referência no futebol… Sempre foi o meu ídolo. Teve uma carreira muito linda… Fico feliz por marcar aqui, fica para a história”, declarou Pablo Felipe sobre a inspiração em seu pai.

Pablo Felipe, atacante do Gil Vicente, comemora gol no Campeonato Português.
Pablo Felipe busca replicar o sucesso do pai Pena no futebol português.

História Rara no Campeonato Português

A proeza de pai e filho serem artilheiros do Campeonato Português é extremamente rara, mas já ocorreu. Na década de 1980, Rui Águas, que também foi artilheiro da Liga dos Campeões, repetiu o feito do seu pai, José Águas, ao se tornar o principal goleador da Liga Portuguesa em 1990/91, jogando pelo Benfica.

José Águas, aliás, foi artilheiro do Campeonato Português por cinco vezes e, assim como o filho, também liderou a artilharia da Liga dos Campeões, sempre vestindo a camisa dos Encarnados. A família Águas, por certo, tem um talento especial com as redes.

Futuro e Identidade Lusa

Pablo Felipe, agora com 21 anos e possuindo a nacionalidade portuguesa, expressa sua preferência pela seleção lusa. Com fortes laços com Portugal, o jovem atacante almeja construir uma carreira de sucesso e muitos gols, seguindo os passos de seu pai.

Fonte: O Gol

Advertisement