A solidez defensiva se tornou um dos pilares da recente recuperação do Vasco no Campeonato Brasileiro. Com as chegadas de Carlos Cuesta e Robert Renan, e a melhora coletiva do sistema defensivo, o time completou três jogos consecutivos sem sofrer gols na competição. Este feito não era alcançado há 13 anos, desde a época em que o lendário zagueiro Dedé era peça fundamental na zaga cruz-maltina.
Invencibilidade defensiva atual
O Vasco encerrou uma sequência de vitórias importantes sobre Bragantino, Fluminense e Fortaleza sem ter sua meta vazada. A última vez que a defesa vascaína foi superada ocorreu na vitória por 4 a 3 contra o Vitória, na 27ª rodada, em 5 de outubro.
A atual sequência invicta do Vasco sem sofrer gols é a seguinte:
- Fortaleza 0 x 2 Vasco (28ª rodada)
 - Vasco 2 x 0 Fluminense (29ª rodada)
 - Bragantino 3 x 0 Vasco (30ª rodada)
 
Histórico defensivo
O clube carioca não conseguia manter a meta invicta por tantas partidas consecutivas no Brasileirão desde 2012. Naquela temporada, a defesa, composta por Dedé e Douglas Bacelar, e comandada por Cristóvão Borges, realizou uma sequência de sete jogos sem ser vazada entre julho e agosto.
A sequência invicta do Vasco em 2012 incluiu os seguintes jogos:
- Vasco 1 x 0 Atlético-GO (9ª rodada)
 - São Paulo 0 x 1 Vasco (10ª rodada)
 - Vasco 2 x 0 Santos (11ª rodada)
 - Vasco 1 x 0 Botafogo (12ª rodada)
 - Inter 0 x 0 Vasco (13ª rodada)
 - Vasco 0 x 0 Corinthians (14ª rodada)
 - Sport 0 x 2 Vasco (15ª rodada)
 
Próximo compromisso
O Vasco se prepara para o próximo desafio no Campeonato Brasileiro. No domingo, a equipe enfrenta o São Paulo, às 18h30 (de Brasília), no Estádio de São Januário, pela 31ª rodada da competição.
Fonte: Globo Esporte
