O Vasco sofreu uma derrota por 3 a 0 para o Botafogo no Nilton Santos, complicando sua situação na disputa por uma vaga na próxima Libertadores. O resultado manteve o Cruzmaltino na nona colocação do Campeonato Brasileiro, com 42 pontos, cinco a menos que o Fluminense, sétimo colocado e atual detentor da última vaga para a fase preliminar do torneio continental.

Atualmente, os cinco primeiros colocados do Brasileirão garantem vaga direta na fase de grupos da Libertadores, enquanto o sexto e o sétimo disputam a pré-Libertadores. Caso o campeão da Copa do Brasil — competição na qual o Vasco é semifinalista — termine entre os sete primeiros, a vaga se estende até o oitavo colocado.
O técnico Fernando Diniz reconheceu o desempenho abaixo da equipe na derrota para o Botafogo, avaliando que foi diferente do jogo anterior contra o São Paulo. Ele garantiu, contudo, que o grupo ainda acredita na classificação.
— Enquanto houver alguma chance, temos que buscar a vaga na Libertadores. Nos dois últimos jogos, principalmente em casa, precisávamos vencer. Mas contra o São Paulo jogamos bem a maior parte do jogo e hoje não jogamos bem em quase nenhuma parte do jogo. São derrotas distintas — avaliou o treinador.

Faltando seis rodadas para o fim da temporada, o Vasco precisa reagir rapidamente para manter vivas as esperanças de retornar à competição continental após nove anos. O próximo compromisso será no sábado (8), em São Januário, contra o Juventude.
Fonte: Lance!